oque vc acha do meu blogger??

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

mamiferos

sentidos
 
Os mamíferos possuem visão, audição, olfato, paladar e tato bem desenvolvidos.
Os sentidos evoluíram e adaptaram-se ao estilo de vida de cada animal. A boa visão é inútil para a toupeira, que leva vida subterrânea. Mas seu focinho, muito sensível, combina tato e olfato na procura de alimento (principalmente minhocas que saem das paredes da toca).
Já os homens dependem da visão. Quatro quintos daquilo que o nosso cérebro conhece é assimilado pelos olhos. E difícil imaginar a eficácia com que um mamífero de bom nariz "cheira" o mundo ou como um morcego "ouve" o ambiente com seu "radar".
Sabe-se, porém, que a lei da compensação funciona também aqui. Os homens, mesmo dependendo muitíssimo dos olhos, não têm visão tão espetacular como a de algumas espécies de esquilo. Mas os primatas, incluindo os homens e os prossímios, podem distinguir cores, enquanto a maioria dos mamíferos vê o mundo em preto e branco.
Como os cachorros, muitos mamíferos têm audição apuradíssima. Eles movem as orelhas, apontando com precisão para o local de onde partiu o som.
Com um bico extremamente sensível, o ornitorrinco escava rios e riachos à procura de presas - minhocas aquáticas, insetos e lagostins.
Um porco com "nariz treinado" é capaz de farejar trufas que depois de colhidas são vendidas como valiosas iguarias.
A língua do leão não serve somente para saborear os alimentos.
Apesar desses pontos em comum, existem entre os mamíferos aparência e hábitos tão diferentes, que nem parecem ser da mesma grande classe.

Os mamíferos dividem-se em duas subclasses.

Numa delas, a dos mamíferos placentários, o homem está incluído, ao lado dos peludos macacos e dos gorilas, todos pertencentes à mesma ordem dos Primatas.
Como primatas, somos aparentados com os macacos. Como placentários, temos relações de parentesco muito mais extensas, abrangendo animais como o elefante, a baleia, o rinoceronte, o hipopótamo, o tamanduá, o coelho, o gato, o morcego e outros familiares. Como mamíferos, também somos aparentados ao canguru e ao ornitorrinco.

O ornitorrinco constitui, com as équidnas, a ordem inferior dos mamíferos. Vive na Austrália e Tasmânia e possui características de ave e de réptil. Tem bico e patas semelhantes aos dos patos , é aquático e põe ovos.

Os ovos do ornitorrinco crescem dentro do útero materno e o alimento, fornecido pelo organismo da mãe, atravessa a casca. Isso não acontece com aves e répteis, que não têm útero. Mas, como as aves, o ornitorrinco tem um bico córneo, e isso impede movimentos de sucção. O filhote ingere o leite que escorre pelos pêlos.
A maioria dos mamíferos é vivípara, isto é, desenvolve-se no interior do ventre materno.
A amizade entre espécies diferentes não é tão incomum
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger